quinta-feira, 3 de maio de 2007

Os gordos e o fumo


O Ministério da Saúde vai aumentar o financiamento da cirurgia bariátrica (banda gástrica) em 50%, de forma a reduzir as listas de espera. O aumento do apoio de 2900 para 4500 euros (de um custo total de cerca de 8500) deve permitir que "mais hospitais públicos e privados se interessem pela cirurgia", disse o ministro da Saúde, Correia de Campos, na apresentação da Plataforma contra a Obesidade.
Sim, o Estado vai ajudar os gordos. Vai pagar mais de metade da operação a quem não se consegue cotrolar no que diz respeito a junk food e associados.
Há tempos, vi na espanhola (sim, porque vejo tve desde pequena e posso tratá-la assim, que ela não se importa) um programa sobre a obesidade mórbida. Aquilo era a história de umas quantas mulheres, todas abaixo dos 35 anos, que pesavam acima dos 130kg e não tinham dinheiro para uma cirurgia bariática. Basicamente, foram à televisão pedir para que alguém lhe pagasse o milagre de inverter anos de sedentarismo e desleixo. Uma delas tinha 24 anos, sete irmãos e mais de 200kg. Sentava-se de pernas abertas para que a barriga caísse por ali abaixo. Pelas fotografias de anos passados, tinha sido uma adolescente rechonchuda, mas nada que assustasse. Era bonita. Entretanto, dizia ela, ganhou 5kg. Depois mais dez. E a teoria era: "logo faço uma dietazinha para abater banha". Mas o "logo" nunca foi oportuno e deixou-se andar. Sendo 10 pessoas em casa, uma família carenciada, não hesitou em dizer que lhe custava, quando estava a enfardar, ver os irmão olhar com fome e deixar de comer mais um pão para lhes dar. E lá conseguiu a operação.
Por cá, parece que a coisa também vai ser mais fácil, com menos espera e mais apoios do Estado. Os que têm excesso de fofura podem começar a adiar a dieta, porque, se passarem dos limites, podem sempre pedir ao Estado que lhes pague mais de metade da operação.Coitados dos gordos.

Agora, no que toca ao tabaco, se queres deixar de fumar, o melhor é começar a juntar dinheiros, ou matar o vício de uma só vez. Os medicamentos que ajudam a matar o fumo não são comparticipados pelo Estado e o preço nao é nada agradável. Comparticipar os fumadores, que arcam com o imposto sobre o tabaco quase todos os dias, que é grande fonte de receita do Estado? Nada disso.

Eu cá prefiro ver uma pessoa elegante a fumar que um gordo não fumador.

3 comentários:

Müs disse...

Eu cá sou anti-tabaco, mas entre o fumo e os gordos... eh pá, fumem lá o que quiserem, gordos enoja e ofende a vistinha.

Um aparte: aqui na Guarda está internado um miúdo de 8 anos que tem mais de 80 kgs!!! Deviam fazer como aquele outro que foi retirado aos pais por negligência...
Acho que se o visse a fumar não me chocava tanto como ver aquele pote de banhas que é.

Anónimo disse...

PENA QUE NÃO VOS ACONTEÇA O QUE ACONTECE AOS GORDOS QUE VOS ENOJAM. HAVIA DE VOS APARECER UMA DOENÇA CHAMADA DE ANSIEDADE QUE VOS LEVASSE A COMER DESCONTROLADAMENTE ATÉ IREM PEDIR UMA BANDA GÁSTRICA. USEM A NET PARA SE INFORMAR, SÓ É PARVO QUEM QUER HOJE EM DIA. INCULTOS. NINGUEM É GORDO PORQUE QUER.

Anónimo disse...

Site nojento esse!!!
Cuidado, quando a gente zomba de alguém por algum motivo diferente, Deus acaba dando o troco viu?!!!