sábado, 23 de setembro de 2006

H2O

De todas as teorias de poupança de água que já ouvi, a pior conseguida é, sem sombra de dúvida, a adoptada por alguém que se cruzou na vida d'A Côca. Segundo tal pessoa, a melhor forma de poupar água não está no tomar banho ou no lavar os dentes, mas sim no lavar de loiça. Sim, é verdade que lavar a loiça na máquina gasta menos água que lavar à mão. Porém, a teoria em causa não mete qualquer tipo de maquinaria. Segundo a personagem, para poupar água na lavagem de loiça, não é preciso muito. Bastam dois alguidares, um deles com água. Assim, mete-se a loiça no primeiro deles, vazio. Depois passa-se com o esfregão e detergente por toda ela, sejam pratos, copos ou tachos. Por fim enfia-se, uma a uma, no alguidar com água estanque e pronto, já está.
A técnica até pode parecer boa, mas, na verdade, a única peça de loiça que sai realmente lavada é a primeira (a que passa por água limpa). Todas as outras vão ser enxaguadas em água suja, que já tem à mistura as porcarias de todas as loiças anteriores que por lá passaram.
Ora, a pessoa em causa pensa que poupou litros e litros de água, mas, o que ela não sabe, é que depois de ver tal técnica a concretizar-se lá tive de ir euzinha lavar tudo de novo. O que ela poupou, gastei eu em dobro para poder ver o fundo aos copos.
Moral da história: poupar água é muito bonito mas pouco higiénico.

1 comentário:

PedromcdPereira disse...

Lástá! Nem sempre devemos confiar nesse pessoal.