sexta-feira, 16 de março de 2007

Allgarve

O Governo português vai investir, só este ano, nove milhões de euros na promoção e realização de eventos no Algarve. E, para vender melhor a região, o Governo aprova e paga uma mudança do nome de português para "um género" de inglês: ALLGARVE. Pois, os turistas estrangeiros nunca ouviram falar do Algarve. Há que torrar dinheiro para levar pessoal para lá, porque parece que o que anda por aquelas bandas ainda é pouco, contrariando as gentes que realmente vivem na região. E que tal aplicarem esse dinheiro para chamar turistas para outras zonas do país, que precisam mesmo de ser visitadas, quase que por questão de sobrevivência? Nada disso. Muda-se mas é o nome da zona para um mais internacional e aconchegante, porque o bom português dá o cú ao estrangeiro por 25 tostões. Se eles assim percebem melhor onde o Algarve é, vale a pena!!! Porque um "L" não é nada que não se possa acrescentar, mesmo que a palavra fique desnuda de sentido na nossa língua. Há que fazer isto pelo turista. Lá para o Verão já os bifes pensam que aquela merda é colónia inglesa. Depois, teremos Oporto?

20 comentários:

Müs disse...

Medidas de merda, isso sim. E continua o Enterior Desquecido e Ostracizado...

Anónimo disse...

Sinceramente!
Era so o que faltava!
Ja eu andava indignaga com o facto de as pessoas chamarem Oporto ao nosso querido Porto agora temos que aceitar o nosso governo a mudar o nome do nosso Algarve!
Por este andar Portugal ja nao sera mais Portugal.
E quem paga para esta ridicula mudanca???O povo!Que tal investirem esse dinheiro em turismo para outras areas?
Portugal nao e so Algarve!Portugal e norte,sul,este,oeste e ilhas!
So mesmo na republica das bananas e que o governo aprova.....so para o ingles ver!
Tristeza!

A Côca disse...

nao foi isso que eu disse?

Anónimo disse...

Próxima medida, Lisboa passar a Lisbon, Porto para Oporto (como aqui já referido) e a língua oficial de Portugal ser o Inglês.
Só para facilitar os turistas e dar uma maior projeção do pais lá fora, não é investir na educação e ensinar mais e melhor o nossa Língua, como limpar as cidades dos grafitis e remodelar os prédios devolutos, que dão boa imagem do País... oh os 3Milhoes de Euros nisso não vale a pena? ou criar pontos de interesse noutros sitios, para cativar os turistas a conhecer outros pontos (também se pode criar campos de golfe no norte e no interior, com a boa comida...)
Sinceramente, deve ser pela a falta de turista que o Algarve. Já agora voltemos a por os outdoors em Ingles e os menus dos restaurantes também só em ingles e pedir passport ao portugueses para entrar no Algarve.
Por essa e por outras e que eu é que eu gosto de passar férias noutros pontos do país é menos selvagem e somos bem tratados. Ainda falam da gente do Norte..

Anónimo disse...

Quando não há capacidade de fazer algo útil pela sociedade e pelo país, gastam-se uns milhões com agências pseudo-criativas que, como habitualmente, a única coisa que conseguem é inventar (maus) estrangeirismos.
Por amor de deus. Vão dar sangue.

Anónimo disse...

Oh yes... Allgarve...

Já agora, White Castle, Guard, Keys, Beautiful-the-old-lady, vamos mudar tudo. Allgarve, Low Side, High Side, Behind-the-hills, Golden, Seaside Golden, Extremely-Hard, Beyond-Tagus, força...

Já agora, gaste-se o dinheiro todo já que é por isso que querem aumentar os impostos ao pessoal singular, como IVAs, IRS, o Imposto de Circulação Automóvel, e baixe-se o IRC que é para as empresas contribuirem ainda menos.

Já agora, importe-se tudo e nao se exporte nada que já que é para ficarmos sem dinheiro, deste modo ajuda mais.

Tristes de nós que bulimos como escravos por ordenados miseráveis...

Gastem dinheiro com os de cá e depois, se houver, com os de fora...

e já agora, querem chamar estrangeiros, experimentem baixar os preços no "allgarve", porque comparativamente com o algarve, saí muito mais barato ir passar férias para a Turquia, Tunisia, Marrocos, Baleares, Grécia, etc, do que passar férias no "Allgarve"...

Há mesmo com cada coisa...

Anónimo disse...

Isto é realmente uma vergonha. Querem que percamos a nossa identidade? Que amor ao país e à região é este?
Já viram regiões francesas ou espanholas a mudar o seu nome? Os líderes do turismo do mundo? Já?

Deixo aqui mais algumas sugestões:
-Bragha;
-Ewora;
-Kohimbra;
-Pharo;
-Villa Real;
-Santha Rem;

Será que têm vergonha de ser portugueses? Parece...

Não façam assim. Por favor!!!

Anónimo disse...

Acho piada a todos voces que gostam de sei la porque deixar os vossos comentarios num blog qualquer....amigos vamos pensar antes de falar....acho que é um mal de muito boa gente que se julga poder criticar sem antes pensar. A promoção ALLgarve serve para promover nos estrangeiros uma ideia de "todo" de que o Algarve! nao serve so o turismo de sol e mar. Existem outros produtos, existe um interior, existe uma cultura etc. E para os que nao sabem, a região de turismo do algarve é a que recebe mais dinheiro para investimento em promoção mas também é para onde se deslocam mais turistas, logo onde existe mais receitas de turismo...boa?!
So esta regiao representa metade do turismo do país....e digam me lá se fará sentido deixar esta região de parte....para termos algo bom é necessario investir e promover e diversificar e relançar o produto...tem outras ideias??? não gostam de ALLGARVE...ok tudo bem...vamos é deixar novas ideias e deixem de criticas.....
joao_cravo@yahoo.com

Anónimo disse...

Caro João,

Ainda não vi nenhum outro país a mudar o nome de uma região para atrair mais turistas...
Contudo é uma ideia muita gira numa visão de empresa mudar o nome mudar e a imagem, fazer renascer e dimanisar o produto, um senão o Algarve não é uma empresa (como agora está na moda mudar de imagem) é uma região de um País que ainda por cima é das zonas mais visitadas e que por incrível que pareça só se conhece as praias e mais nada, que os outros pontos turisticos não sabem o que e onde ficam. Seja como for e ideia, mesmo que seja para o Algarve passa em restruturar a costa, não fazer predios só por fazer, arranjar mais parques de estancionamento junto às praias (para não se gastar 3horas a estacionar o carro) Baixar os preços visto que uma semana no algarve custa tanto como um cruzeiro no mediterraneo.
E como você disse é a zona com maior investimento de promoção para os turistas e que tal investirmos em outros pontos (como os Açores, visto que a Madeira está tao desenvolvida como o Algarve em questão de turismo).
Existem muitas coisas que se podem ser feitas em vez de se mudar o nome de uam região, que o novo nome em nós temos pouco a ver.
Já agora uma pergunta simples: Qual a razão histórica das palavras com um inicio em "ALL"?
Como já referi (nao neste comentario mas sim no quinto) temos um grave problema com o português, se ajudarmos com nome de regiões com estrangerismos sem nenhuma razão histórica pode não ser uma grande ajuda (mas também não é a principal, nem o grande argumento para esta questão).

Cumprimentos

Jorge Ferreira

Anónimo disse...

Por "decreto" do ministro da Economia, Manuel Pinho, o Algarve deixou de ser Algarve para passar a ser... ALLGARVE. Não se sabe quanto é que este "decreto" custou ao erário público, mas deve ter custado muito dinheiro, muitos milhares de euros, porquanto só um criador publicitário muito imaginativo se lembraria de tal achado para esta campanha de marketing público de uma das regiões mais genuínas e mais turísticas do país, cuja marca se confunde com os primórdios da nacionalidade. Ao que parece, o Algarve passa a ser "Allgarve" por causa dos ingleses ou dos estrangeiros que só falam inglês. É uma falta de respeito por Portugal e pela lusofonia. Luís de Camões deve estar às voltas no túmulo. Aparentemente, há uma explicação para este grande equívoco: Manuel Pinho não regula bem da cabeça. E o primeiro-ministro, José Sócrates, também não. Caso contrário já teria acabado com o regabofe.

Anónimo disse...

Vamos lá ver uma coisa, já dominamos meio mundo e fomos um dos maiores impérios existentes...

Porém já perdemos toda a nossa identidade... vamos perder o pouco que nos resta? Garantovos que se perguntarem a algum estrangeiro menos culto o bocadinho se já ouviu falar do Algarve, provavelmente vão perguntar-vos "Qual algarve? aquele no sul de Espanha?"...

Portugal, um dos maiores imperios do mundo já perdeu a sua identidade, ninguem sabe onde fica portugal por este mundo a fora... Mas sabem onde fica Tailandia, Vietname, Singapura, Mauritánia, por amor de deus, há mais gente no mundo a saber onde é Zanzibar do que a saber onde é Portugal... (Sim Portugal... uma provincia muito bonita de espanha...)

Perdemos a nossa identidade e vendemos o que nos resta ao estrangeiro...

E sinceramente, o Algarve tem turismo que chegue... Temos muitas outras areas turisticas no nosso país prontas a ser exploradas e ninguem investe nelas...

Herdades no Alentejo, Turismo rural em Tras-os-Montes, Turismo de Inverno na Serra da Estrela.

Temos um país tão bonito e vamos investir em 2m quadrados de terra à beira mar?

Vendam masé o Algarve aos Ingleses de uma vez.. visto que é para lá que isto caminha...

Quanto ao Governo? Pudiam passar o tempo a fazer coisas que realmente fossem importantes...

E vamos ver as coisas a frio... o Algarve não têm mais turismo não por falta de publicidade nem marketing... Tem falta de turismo porque é EXTREMAMENTE CARO

PedromcdPereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PedromcdPereira disse...

Allgarve 'tá bom. De qualquer maneira a palavra já tinha origem sarracena. Antes bife do que cão.

Anónimo disse...

Como se já não bastassem os verdadeiros atentados urbanísticos a que este pobre Algarve tem estado sujeito ao longo dos anos, por parte das autarquias e dos patos-bravos, vem agora o ministro Manuell Ppinho (o mesmo ministro que num dia nos classificou como país pouco competitivo porque temos ordenados altos, para no dia seguinte dizer ao chineses que somos um país bastante competitivo porque a nossa mão de obra é baratíssima) dizer que a única maneira de tornar o Algarve competitivo e conhecido no estrangeiro, é alterar-lhe o nome para Allgarve.
Santa ignorância a de quem nem teve o cuidado de se informar sobre a origem do nome Algarve! Aquele “Al” não está ali por qualquer delírio dos algarvios! Está ali pelas nossas origens árabes. Aquele Al não é mais que o artigo definido “o”, em árabe!
Se a tanto não chega a cultura destas mentes prodigiosas, bastava-lhes uma consulta à internet (tão aconselhada como meio de pagamento de impostos) para que estas alimárias ficassem a saber que a palavra Algarve queria dizer “al-Gharb” ou o Reino do Ocidente visto que al-Gharb fora anexado à "taifa de Niebla" de que era emir, Musa ibn Mohammad ibn Nassir ibn Mahfuz que se proclamara como Rei do Algarve (amir al-Gharb) pelo facto do seu governo compreender a zona mais ocidental do Andaluz muçulmano ou seja, a zona que corresponde hoje ao Algarve.

Se estão tão interessados em promover o Algarve lá fora, impeçam a sua descaracterização! Impeçam a destruição do seu ex-libris, a flor de amendoeira! Impeçam a substituição das suas aldeias de casas brancas por monstros de cimento. Não deixem que cubram os verdes campos ou as praias douradas, com o cinzento do cimento ou o negro do alcatrão! Promovam o que temos de mais típico sem que nos ponhamos de cócoras perante artificialismos de línguas estrangeiras!

D. Sancho I, D. Sancho II e D. Afonso III devem andar às voltas nos respectivos túmulos com tamanho descaramento! Se fossem vivos talvez pensassem que se tratava de alguma ideia luminosa proveniente da sapiência de alguma daquelas beldades que a TVI quer impingir ao povo português.

Gostaria de deixar ao Sr. Bbernardo Trrindade, Ssecretário de Esstado do Tuurismo, ao ministro Manuell Ppinho e a todos os que querem protagonismo à custa do nome do Algarve, alguns bons exemplos que poderão aproveitar para promover a sua vasta “cooltura”: podem alterar Alentejo para Allentejo, Aljezur para Alljezur, Lisboa para LLisboa, Évora para Évvora e a cereja no topo do bolo (ou deverei dizer bollo?) seria promover lá fora o nome de Portugal como Portugall.

Alarves, já tínhamos cá muitos! Allarves, será a nova palavra a acrescentar ao dicionário para designar os pacientes que sofram destas diarreias mentais!

Anónimo disse...

Temos que reconhecer que o ministro foi de uma sinceridade invulgar. Disse logo ali para quem o quis ouvir que o turismo algarvio se dirigia essencialmente aos estrangeiros. Nós não temos nada que ir para lá, deixamo-nos ficar em casa, como tesos que somos, até porque cada vez temos menos dias de férias e nos reformamos mais tarde, e aquilo de facto está acima das nossas possibilidades.
Allgarve: para todos, menos para nós. Nós até já sabiamos...nunca imaginámos é que o dissessem com tanta clareza.

Anónimo disse...

Que grande porcaria!!!So porque o nome é MOURO?Os nós os Tugas somos mouros.Allgarve, podia fical ALLXET.
BAKS

Anónimo disse...

Alguém percebeu o "pretoguês" deste anónimo das 15:21?
Este deve ser habitante do tal ALLgarve!

Anónimo disse...

Com esta mania de impor nomes à inglesa nas terras lusófonas, em breve ninguém saberá quem realmente somos. Seremos apenas mais uma colónia de “sua majestade” à qual teremos que alterar os nossos nomes para facilitar os ingleses ileterados. Como todos sabem a palavra inglesa “all” é pronunciada mais ou menos como o “ó”em faról e em português o som é totalmente diferente, em breve prenunciaremos “algarve” como “ólgarve” Desde quando se viu os ingleses mudarem os nomes das suas terras para as promoverem ou facilitarem qualquer estrangeiro? A resposta deles neste caso seria; ” we are english, take or leave it, fuck you all.
O português é tanto falado e utilizado nas terras lusófonas como o ingles nas terras anglófonas. Deixem as coisa como estão, esse quem que quer promover esta treta não tem inteligência suficiente para se auto dominar em vez de utilizar estrangeirismos desnecessários, o melhor é mudar de emprego.
Fomos e somos reconhecidos como portunhóis, sempre que os espanholetes vêm a Portugal lá vamos nós todos contentinhos como macacos domesticados a falar portunhól e eles respondem-nos em espanhol puro, e quando vamos a Espanha o mesmo se passa. Onde está o nosso orgulho de sermos lusitanos??
Sabemos que o governo Português tem fodido tudo e todos a torto e a direito dizendo sempre que em breve as coisas irão melhor, há muiti­ssímos anos que nos dão esta treta e as coisas estão na mesma merda. Depois eles queixam-se porque é que muitos portugueses não querem votar na altura das eleições, o povo simplesmente está farto destes aldrabões todos que prometem tudo só para irem para o poleiro. Até a mãe deles venderiam se alguém a comprasse.
Francisco Pires

Anónimo disse...

Com esta mania de impor nomes à inglesa nas terras lusófonas, em breve ninguém saberá quem realmente somos. Seremos apenas mais uma colónia de “sua majestade” à qual teremos que alterar os nossos nomes para facilitar os ingleses ileterados. Como todos sabem a palavra inglesa “all” é pronunciada mais ou menos como o “ó”em faról e em português o som é totalmente diferente, em breve prenunciaremos “algarve” como “ólgarve” Desde quando se viu os ingleses mudarem os nomes das suas terras para as promoverem ou facilitarem qualquer estrangeiro? A resposta deles neste caso seria; ” we are english, take or leave it, fuck you all.
O português é tanto falado e utilizado nas terras lusófonas como o ingles nas terras anglófonas. Deixem as coisa como estão, esse quem que quer promover esta treta não tem inteligência suficiente para se auto dominar em vez de utilizar estrangeirismos desnecessários, o melhor é mudar de emprego.
Fomos e somos reconhecidos como portunhóis, sempre que os espanholetes vêm a Portugal lá vamos nós todos contentinhos como macacos domesticados a falar portunhól e eles respondem-nos em espanhol puro, e quando vamos a Espanha o mesmo se passa. Onde está o nosso orgulho de sermos lusitanos??
Sabemos que o governo Português tem fodido tudo e todos a torto e a direito dizendo sempre que em breve as coisas irão melhor, há muiti­ssímos anos que nos dão esta treta e as coisas estão na mesma merda. Depois eles queixam-se porque é que muitos portugueses não querem votar na altura das eleições, o povo simplesmente está farto destes aldrabões todos que prometem tudo só para irem para o poleiro. Até a mãe deles venderiam se alguém a comprasse.
Francisco Pires

Anónimo disse...

antes de mudarem o nome do Algarve para Allgarve deviam de perguntar os algarvios se concordavam...mas nao...esses cabroes mudam o que querem e fazem o que querem sem saber da opiniao das pessoas...o que mais me inerva no nosso governo é isto...
DEVIAM DE TER VERGNHA NA CARA...O QUE FAZEM PA CHAMAR O TURISMO INGLES E PA REALIZAR OS SEUS DESEJOS